Como posso perder o medo de pilotar, frear e estacionar minha motocicleta?

São Paulo

É possível ter mais habilidade e segurança na hora de pilotar sua motocicleta A gente sabe que muitas pessoas tem medo de moto, principalmente após ter sofrido algum acidente ou logo após ter tirado a carteira de habilitação e ainda não tem muita prática. Mesmo com carro isso acontece. Algumas pessoas precisam praticar mais que outras.
É possível perder o medo de pilotar uma moto sim e também se adquirir maior experiência e segurança pra dirigir, logo depois da habilitação.
Hoje existe o Centro de Pilotagem, o CETC – Centro Educacional de Trânsito da Concessionária. Lá você pode fazer gratuitamente o curso de pilotagem defensiva.
Esse curso divide-se em parte teórica e prática, e aborda vários temas importantes. Na parte prática, melhora suas técnicas de condução, fazendo com que você se sinta mais seguro na hora de pilotar e com mais habilidade para enfrentar as diversas situações no trânsito. Isso é o que muita gente procura para se sentir mais seguro na hora de pilotar uma moto, treino!
Quem estiver interessado pode obter mais informações pelo telefone: (13) 3226-0008. O Centro Educacional de Trânsito da Concessionária fica na Avenida Nove de Abril, 3200 – Vila Nova – Cubatão
Aula teórica curso de Pilotagem Defensiva – CETC – Sanmell Motos de Cubatão.
Divulgação Sanmell Motos
Outro receio muito comum entre os motociclista é o de utilizar os freios dianteiros…
Tem muita gente que não usa o freio dianteiro da moto, com medo de ser jogado pra frente ou derrapar, mas será que não existe uma maneira correta de se frear?
Saber frear é um dado básico pra segurança de quem pilota uma motocicleta. O freio dianteiro é responsável por 70 por cento da parada da motocicleta. O freio traseiro serve para reduzir a velocidade da moto, É importante usá-los ao mesmo tempo para conseguir uma frenagem segura.
Para usar o freio dianteiro com segurança o ideal é acionar o manete moderadamente, de modo progressivo observando a direção da moto, repare se ela está alinhada. Na linguagem do motociclista: O Guidão tem que estar reto. E acione simultaneamente o freio traseiro.
Freios dianteiros – Use-os com segurança.
Divulgação Sanmell Motos
Para uma frenagem segura o guidão deve estar em linha reta e acione simultaneamente os freios. Foto divulgação Honda
Divulgação Sanmell Motos
Outros cuidados que ajudam sua segurança!
Na hora de estacionar a moto, as mulheres podem ter uma certa dificuldade porque exige um pouco de força física.
Se sua moto tiver cavalete central, faça sempre por essa opção. Ele tem uma haste do lado esquerdo da moto para facilitar a operação. Pressione com um dos pés a haste (de preferência o direito), ao mesmo tempo em que a mão direita puxa a alça na parte traseira da moto para trás, e mão esquerda segura o punho do guidão. O peso do corpo aplicado com o pé na haste do cavalete ajuda a fazer a alavanca, vencendo sem tanto esforço o peso da moto, tornando a operação mais leve.
Para as motos que possuem a opção somente do descanso central, procure uma área mais plana. Se houver inclinação mais acentuada, a frente da moto deve ficar na direção do aclive, e vire o guidão para esquerda, travando-o sempre.
Se você tiver que estacionar em uma superfície que não seja muito firme, os descansos irão afundar. Nesses casos opte sempre pelo descanso lateral e coloque um objeto debaixo como apoio.
Procure estacionar sua motocicleta em áreas firmes e com segurança. Foto divulgação Honda.
Divulgação Sanmell Motos
Quer outras dicas?
Acompanhe aqui no G1 o Projeto Pilote com Segurança da Sanmell Motos, e pilote cada vez melhor!
Para mais informações acesse nosso site www.sanmell.com.br/ e confira a loja mais próxima de você!