Nível do rio Corumbataí está muito abaixo da média e pode comprometer abastecimento de Rio Claro

São Paulo

Daae diz que não está prevendo racionamento por enquanto. Nível do Rio Corumbataí está muito baixo e pode comprometer abastecimento de Rio Claro.
O nível do Rio Corumbataí está muito abaixo da média e coloca em risco o abastecimento de Rio Claro (SP). Segundo o Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), no posto de medição de Rio Claro, o nível está em 0,84 m, bem abaixo da média histórica para o mês, que é de 1,37 m.
No distrito de Batovi o nível é ainda mais baixo e chegou 0,5 m. Em 2014, foi de 1,22 m. A região não tem chuvas desde 4 de abril.
Nível do rio Corumbataí está abaixo da média histórica
Reprodução EPTV
Como o abastecimento de água em Rio Claro depende totalmente da bacia hidrográfica do rio Corumbataí, a situação começa a ficar preocupante.
“Você não pode secar o rio, então você tem um limite estabelecido por lei que você pode tirar para abastecimento doméstico, abaixo desse limite você não pode mais, então se o rio abaixar muito, você vai ter uma quantidade menor, menor captação e menor distribuição”, explica o geólogo da Unesp de Rio Claro Fabiano Tomazini da Conceição.
Segundo o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro, que capta e trata a água distribuída à população, por enquanto não está previsto racionamento na cidade.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.