Prefeitura de Ribeirão Preto confirma 1º caso de sarampo em dez anos

São Paulo

Segundo a Secretaria de Saúde, paciente contraiu a doença no Líbano durante atuação em atendimentos humanitários. Doença viral tem manchas avermelhadas na pele e febre alta como sintomas. Prefeitura de Ribeirão Preto confirma caso de sarampo
A Prefeitura de Ribeirão Preto confirmou nesta terça-feira (10) o registro de um caso de sarampo, ocorrido em abril deste ano. Segundo a Secretaria de Saúde, a pessoa, que atua em atendimentos humanitários, contraiu a doença no Líbano. Não foram informados mais detalhes sobre o caso.
Há dez anos o município não registrava casos da doença. De acordo com a Secretaria, ações de bloqueio foram realizadas, mas o risco de reintrodução do vírus ainda é considerado alto, uma vez que ele circula na Europa, em especial na Rússia.
Consulte as salas de vacina em Ribeirão Preto
Na segunda-feira (9), dois casos foram confirmados no Estado do Rio de Janeiro. As amostras dos pacientes foram analisadas pela Fiocruz, laboratório de referência do Ministério da Saúde.
Em 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um certificado de eliminação da circulação do vírus no Brasil.

Editoria de Arte / G1
Os sintomas da doença são manchas avermelhadas na pele, manchas brancas na parte interna das bochechas, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza e perda de apetite.
Para garantir que mais casos não venham a ocorrer em Ribeirão Preto, a Secretaria de Saúde vai intensificar a campanha da vacina tríplice viral.
Entre os dias 16 de julho e 3 de agosto, pessoas com idade de 5 a 29 anos e que tenham menos de duas doses da vacina poderão ser imunizadas.
De 6 a 31 de agosto, crianças com idades de 1 a 5 anos devem receber uma dose da vacina tríplice viral. A mobilização nacional acontece no dia 18 de agosto.
Profissionais que trabalham em aeroportos, rodoviárias ou em serviços hoteleiros, e demais pessoas que tenham contato frequente com viajantes também devem buscar as salas de vacinação para serem imunizados.
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão e Franca