Governo do Estado abre 895 vagas para o JEPOE em São Vicente, SP

São Paulo
Programa de alistamento civil voluntário é voltado a jovens em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa Jovens no Exercício do Programa de Orientação Estadual (JEPOE), do Governo do Estado, que foi lançada nesta quinta-feira (5) pelo governador Marcio França, em São Paulo, oferecerá 895 vagas em São Vicente, no litoral de São Paulo.
O programa trata-se do alistamento civil voluntário, que pretende engajar jovens, entre 16 e 18 anos, em atividades de interesse social, como ações comunitárias e de orientação ao cidadão. O programa será implantado em 16 municípios. Na Baixada Santista, São Vicente foi contemplada. As cidades foram escolhidas levando-se em conta indicadores sociais, como renda per capita baixa e altos índices de criminalidade entre os jovens.
A previsão é que os cursos comecem em agosto. Os participantes serão selecionados em bairros socialmente vulneráveis e receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 500 mensais, mediante a comprovação de frequência no Ensino Médio. Os selecionados também frequentarão cursos de Qualificação Profissional e Formação Cidadã, com noções de Direito e Cidadania, Ética e Empreendedorismo.
O JEPOE foi inspirado no Jovens no Exercício do Programa de Orientação Municipal (JEPOM) desenvolvido em São Vicente. Criado em 2001 pelo então prefeito da cidade, atual governador Márcio França, a iniciativa reduziu em cerca de 90% os índices de violência no município do litoral paulista, após a oferta de capacitação profissional à população jovem.