Arquiteto propõe solução inusitada para quem não pode comprar uma casa: adquirir metade

Mundo

Alejandro Aravena projetou 500 mil casas que abrigam famílias de 4 pessoas, mas que podem ser estendidas a gosto – e às custas – dos donos no Chile. Arquiteto propõe solução inusitada para quem não pode comprar uma casa: adquirir metade
Reprodução/BBC
O que você acha de ser dono de metade de uma casa? É uma solução oferecida no Chile em resposta ao crescimento da população nas cidades.
“Teríamos que construir uma cidade de 1 milhão de pessoas por semana para acomodar todo mundo”, diz o arquiteto Alejandro Aravena.
“Se não resolvermos essa equação, isso não significa que as pessoas deixarão de vir para as cidades. Elas virão de qualquer jeito, mas vão viver em condições péssimas.”
Por isso, Alejandro desenhou essas “metades de casas”, no bairro de Villa Verde, em Constitución, no Chile.
Assista ao vídeo.
Cada uma é capaz de abrigar uma família de 4 pessoas. Os moradores podem construir a outra metade, se puderem pagar. A maioria das 500 casas de Villa Verde agora têm a segunda metade.
“É uma das coisas de que mais gostei. Você pode construir sua casa do jeito que quiser”, diz Rosa, uma das moradoras.
Casas assim também existem em Gana, África do Sul, Tailândia e México. A população mundial deve atingir 9 bilhões até 2050. Mais casas serão necessárias, principalmente perto de centros urbanos.
Será que essa ideia daria certo no Brasil?