Falta de integração gratuita entre Metrô e CPTM causa transtorno a passageiro na estação Tatuapé

São Paulo
Antes das 10h e após as 17h, quem precisa passar de uma linha a outra no local precisa pagar passagem. Metrô diz que medida é para segurança de passageiros. Falta de integração gratuita entre metrô e CPTM obriga passageiro a ‘desviar’ da estação
Ligando duas linhas da CPTM com a Linha 3-Vermelha do Metrô, a estação Tatuapé (Zona Leste) não tem integração gratuita antes das 10h da manhã e após as 17h.
A cobrança intermitente faz com que haja correria no final da tarde perto das catracas, pouco antes das 17h.
A dona de casa Joelma Alves, moradora do Itaim Paulista, teve que voltar para a estação Brás, três estações antes, para fazer a baldeação gratuita. “Eu vou tentar fazer outra integração, voltar pra onde eu tava pra tentar pegar outra condução”, disse.
Ela voltava de uma consulta médica em Higienópolis, e sua viagem demorou pelo menos 50 minutos a mais.
Além da estação Tatuapé, a estação Corinthians-Itaquera também opera com integração gratuita em horário reduzido. Segundo a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, a limitação da gratuidade é uma medida de segurança. De acordo com a pasta, isso é necessário porque as estações possuem as linhas mais movimentadas do sistema – a 3-Vermelha, do Metrô, e a 11-Coral, da CPTM.