Qual será o resultado? Veja as previsões para os jogos da Copa

Economia

Economistas gostam de fazer previsões, seja sobre PIB do país, inflação, desemprego etc. Com a Copa do Mundo, não podia ser diferente. Por isso, durante o Mundial, vamos publicar duas previsões sobre os jogos do dia.
Uma das previsões é de um estudo da Escola de Matemática Aplicada da FGV, dos professores Paulo Cezar Pinto Carvalho, Arthur da Silva Pereira Carneiro, Moacyr Alvim Barbosa da Silva. Eles analisaram 4.010 jogos entre seleções desde o início da Copa de 2014, incluindo 222 seleções.
Funciona assim: amistosos têm peso 1. Elminatórias e Copas continentais (com exceção da final), como a Copa América e a Eurocopa, peso 2,5. Finais de Copas continentais e da Copa das Confederações têm peso 3, e jogos da Copa do Mundo, 4.
Os modelos levam em conta a força do ataque e a defesa das seleções. Como todos sabemos sobre futebol, pode não adiantar fazer muitos gols se a seleção sofre outros tantos. Além disso, os jogos mais recentes recebem pesos maiores e contam mais, já que refletem com mais proximidade o desempenho das seleções.
A partir dos números e após um milhão de simulações, por exemplo, o Brasil é o favorito ao título, com uma força geral de 3.370. A Espanha é – ou era até a demissão do técnico Julen Lopetegui a dois dias da estreia – a segunda favorita, com 3.089. A França vem em terceiro, com 2.903, e a Alemanha, 2.903. Argentina (2.853), Portugal (2.631), Inglaterra (2.498) e Suécia (2.450) completam o grupo de favoritos.
Para o jogo de abertura, entre Rússia e Arábia Saudita, os três matemáticos apostam que a Rússia vai vencer por 2 a 1. A previsão é a seguinte:
Rússia: 62%
Empate: 21%
Arábia Saudita: 17%
Estudo de probabilidade sobre o jogo entre Rússia e Arábia Saudita
Reprodução
Minha previsão
Nem sempre os números batem. Para ter uma segunda opinião, montei os mesmos modelos com a minha previsão.
Rússia: 68%
Empate: 22%
Arábia Saudita: 10%
Como sou economista, não poderia de deixar de fazer meu próprio modelo que se baseia em critérios similares e uma simulação de 10 milhões de possibilidades.
Você pode conferir no fim de cada jogo como foram nossas previsões e comparar com a sua própria aposta. Agora é esperar a bola rolar.