Obesidade e vacinação são temas da ‘Semana Saúde na Escola’, em Porto Velho

Brasil

Abertura oficial da Semana, acontece nesta quinta-feira (14). Campanha de conscientização será realizada em 60 escolas. Vacinação será tema de programa realizado em escolas de Porto Velho
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
O programa Semana Saúde na Escola (PSE), promoverá ações de conscientização e prevenção à saúde em cerca de 60 escolas da rede pública de ensino. A abertura oficial do programa acontece nesta quinta-feira (14), a partir das 9h, na escola municipal Rio Guaporé, na Zona Sul de Porto Velho.
A campanha será realizada até o dia 29 de junho, nas escolas da rede pública de ensino. Esse ano, o programa traz como tema principal a obesidade infantil e a importância da atualização da vacinação com base na caderneta de saúde da criança.
Segundo a coordenadora do projeto, Rosenira Vidal, a campanha conta com 70 equipes, que visitarão cerca de 60 escolas, realizando ações de conscientização e prevenção à saúde, envolvendo estudantes, professores, pais e funcionários que fazem parte do ambiente escolar.
Em Porto Velho, o programa é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com o Departamento de Atenção Básica. A Semana da Saúde é idealizada pelo Ministério da Saúde e o Ministério da Educação (MEC). Desde 2012 quando foi instituída, a campanha já abordou temas como alimentação, práticas corporais, saúde ocular, e no último ano o combate ao Aedes aegypti.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar de 2015, os estudantes que aderiram ao PSE apresentaram menor consumo de guloseimas, refrigerantes e substâncias psicoativas. O dado foi analisado em turmas do 9º ano do ensino fundamental. Desses alunos, 85,5% em todo o país frequentam escolas públicas e 48,7% estão em escolas que participam do Saúde na Escola.
A Escola Municipal Rio Guaporé, onde será realizada a abertura oficial do evento, fica localizada na Rua Santarém, 2137, Bairro Castanheiras, Zona Sul de Porto Velho.